Instalando o Oracle JDK e JRE no Linux Ubuntu [Vídeo]

Oracle Java - JRE JDK

Como programador, preparar o ambiente de desenvolvimento é um passo importante para que o trabalho possa fluir a nosso favor. Como programador Java, a instalação do Java Development Kit (JDK) é necessária para o desenvolvimento, assim como o Java Runtime Environment (JRE) é para a execução das soluções desenvolvidas.

No vídeo a seguir, eu mostro como fazer para instalar o JDK e JRE da Oracle, como alternativa ao OpenJDK ou o IcedTea. Essa instalação é facilitada graças ao pessoal do grupo WebUpd8 Team, que criou um repositório para diminuir os procedimentos padrão disponibilizados pela Oracle.

Espero que aproveitem o vídeo e participem com seus comentários:

A instalação é simples e consiste em, basicamente, adicionar o repositório da equipe ao seu repositório local, usando o comando:

$ sudo add-apt-repository ppa://webupd8team/java

Na sequencia, temos que atualizar a lista de repositórios, para reconhecer o que acabamos de adicionar e, por fim, instalar, através dos comandos abaixo:

$ sudo apt-get update

$ sudo apt-get install oracle-java8-installer (Para instalar o JRE 8)

$ sudo apt-get install oracle-jdk7-installer (Para instalar o JDK 7)

Além desses comandos instalarem o java na máquina, eles instalar também o plugin do java para os navegadores.

O que achou da instalação dos aplicativos? Comente e compartilhe nas redes sociais, além de dar um joinha no vídeo para ajudar na divulgação.

Um grande abraço e até a próxima!

O que acha sobre o assunto? Deixe seu comentário!